Trans-resveratrol |
Leia também: Atividade antioxidante - ativos de uvas
O Brasil é considerado um dos países que mais produzem resíduos agroindustriais, devido à intensa
atividade agrícola. Por isso a importância de se buscar alternativas para utilização desses materiais, problema enfrentado também pelas vinícolas, que produzem como principais resíduos a casca, as sementes e o engaço da uva. Resíduos ricos em polifenóis, que se decompõem tornando-se poluente ambiental.
Leia também: Resíduos ou Dinheiro? Como o reaproveitamento dos resíduos da produção de vinhos pode se transformar em dinheiro nos cosméticos.
O trans-resveratrol é sensível à radiação UV mas este permanece estável por vários meses quando protegido da luz, exceto em pH alto. É de difícil solubilização nos solventes mais comuns utilizados em cosméticos e em concentrações elevadas produz precipitado insolúvel. O que exige algumas adaptações para sua utilização em cosméticos.
Leia também: 7 Passos para formular cosméticos
O resveratrol é um potente inibidor seletivo da tirosinase, enzima atuante na produção de melanina. Também é um ótimo antioxidante, protege contra os danos dos processos oxidativos das células causados pelos radicais livres, atuando também como ativo em produtos anti-idade.
Quer saber mais sobre o uso desta matéria-prima incrível em cosméticos?