Como é a fabricação do óleo de rosas e seus extratos? | Série: Matérias - primas para perfumes - IFF

imagem
IFF / LMR
Você sabia que mais de 50% dos perfumes finos que existem possuem óleos extraídos de flores em sua composição? O odor de rosas raramente sai de moda em perfumes e muitas empresas fabricantes de perfumes, utilizam matérias-primas com esse odor para compor suas fragrâncias.

Leia também: eBook Desvendando a Perfumaria Básica

As matérias-primas naturais são mais caras do que as sintéticas e o odor pode variar de acordo com o local de plantio e condições climáticas. Dentre essas matérias-primas naturais, o óleo de rosas e os extratos de rosas são amplamente utilizados em fragrâncias florais finas. O óleo puro pode chegar a custar até U$ 6 mil o quilo ! São necessárias, em média, 3 toneladas de flores para se obter 1Kg de óleo de rosas 1 tonelada de rosas, em média, para se obter 1Kg de extrato.

Leia também: Como os perfumes são desenvolvidos ?

International Flavors & Fragrances - IFF, no mercado de aromas a mais de 125 anos, e seu laboratório Monique Remy - LMR, com unidades em Grasse e Lozére (França), Isparta na Turquia e Benicarlo na Espanha, produziram um vídeo fantástico sobre a fabricação do absoluto, a essência e a água de rosa essencialmatérias - primas amplamente utilizadas pelos perfumistas para compor suas criações. Mostra desde a colheita das rosas até os processos finais.
OBS: o vídeo está em com áudios em francês e inglês com legenda em inglês.
imagem
IFF / LMR
A colheita das rosas é feita pela manhã, de 6:00 até 11:00 a acada 30 ou 35 dias em cada plantação. Eles as colhem quando estão meio abertas porque é nesta condição que a flor apresenta maior rendimento e umidade. As rosas são ensacadas e colocadas na sombra para prevenir a fermentação. Mais de 200 toneladas de pétalas por dia chegam á fábrica para serem processadas. Lá possuem 26 destiladores de cobre em que são carregados com as rosas e um pouco de água.

Após o aquecimento, a água evapora e o vapor segue até o topo do destilador onde encontra um condensador. O óleo de rosas é separado da água por decantação. A água segue novamente para o destilador para uma redestilação.
imagem
IFF / LMR
imagem
IFF / LMR
Na unidade de extração,é produzido o "concreto de rosas". As flores são despejadas no extrator e é adicionado algum solvente. O extrator funciona como uma máquina de lavar, em que as flores são "lavadas" com o solvente escolhido e as substâncias odoríferas da rosa passam para o solvente por afinidade química. Depois o solvente é evaporado, permanecendo somente o concentrado de rosas que é filtrado posteriormente. O concentrado é mantido aquecido pois é uma cera em temperatura ambiente.
imagem
IFF / LMR
imagem
IFF / LMR

água de rosa essencial é um produto com odor fresco de rosas. mas sua fabricação - exclusividade da IFF,  não é revelada.

imagem
IFF / LMR
imagem
IFF / LMR
imagem
IFF / LMR


Leia também: As notas olfativas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...