O nosso cabelo sempre está exposto às radiações UV, isso o afeta deixando-o fraco, quebradiço.
O fotoenvelhecimento capilar está relacionado com a quebra das ligações de dissulfeto, que são responsáveis pela proteção da fibra capilar contra quebras por escovação, temperaturas elevadas -secador e chapinha. A exposição à radiação UV leva a redução do número de ligações de dissulfeto e ligações cruzadas dessas pontes com peptídeos tornando o cabelo mais fraco.
Redução de força, brilho, ressecamento, textura áspera são alguns danos provocados pela exposição à radiação. Daí a importância do uso de produtos capilares com proteção UV. Shampoos e condicionadores saem com a água, a concentração de filtro que fica no cabelo é muito pequena. Assim, os cremes de pentear se tornam um meio mais eficaz para filtros solares permanecerem no cabelo.
Para isso, foram desenvolvidos filtros que têm afinidade com a fibra capilar e estabilidade no creme, formando um filme protetor. Octyl methoxycinnamate, Dimethylpabamidopropyl laurdimonium tosylate e Cinnamidopropyltrimonium choloride são exemplos de substâncias com atividade de proteção UV encontradas em cremes de pentear.
Leia também: Colorimetria para principiantes
e