Não é muito simples escolher o produto certo para a pele que corresponderá às necessidades dela de acordo com a idade.
Seguem algumas dicas:
20-30 anos - Os primeiros sinais da idade
Exposição solar, stress, falta de sono, cansaço, desidratação... fatores que causam os primeiros sinais - linhas de expressão, sardas, olheiras, juntamente com o início da desaceleração nas sínteses de ácido hialurônico, colágeno e elastina pela pele.
Dica:
Use loções ou cremes hidratantes diariamente. Proteja sua pele contra o sol com protetores solares. Use produtos para a área dos olhos com ativos que combatem as bolsas, olheiras e previnem a formação de rugas.
Leia também: Radiação ultravioleta e a pele
e
Nesse período cerca de 50% da elastina produzida até então é degradada. Além disso, a degradação de ácido hialurônico é acelerada levando ao acúmulo de linhas finas e/ou profundas. A pele começa a ficar mais seca e com tantos anos de exposição solar, sinais senis podem começar a aparecer.
Leia também: Atacando rugas - parte 2
e
Comece a utilizar cremes, loções ou serums com ativos anti-aging. O creme utilizado durante o dia, deve conter FPS e ser aplicado antes do protetor solar. O creme para a noite deve ser aplicado com uma leve massagem para ativar a microcirculação no rosto e pescoço.
Leia também: Clarear e/ou uniformizar a cor da pele
55+ : Mudanças hormonais
Devido às mudanças hormonais desse período, há um desequilíbrio na produção lipídica da pele tornando-a desidratada e consequentemente seca. Rugas profundas aparecem e a pele fica flácida pois, a produção de colágeno, elastina, ácido hialurônico diminui consideravelmente. Manchas senis também aparecem em maior expressão principalmente em pessoas que se expuseram ao sol sem proteção.
Leia também: Cosméticos anti-idade || anti-aging
Dica:
Pela manhã, após lavar o rosto passe um serum anti-aging para as rugas profundas e as manchas senis no rosto e pescoço. Depois, passe um creme hidratante nutritivo e o protetor solar. Antes de dormir, passe um creme anti-aging para a noite.
Leia também: Atacando rugas - parte 3