aos amigos (as) cabeleireiros (as), mas como?
Depois de passar pelos testes físico-químicos, testes de performance em
mechas, estabilidade, microbiológicos e dermatológicos o produto está quase
pronto para ir para as prateleiras, certo? Errado !
Existe uma forma de colaboração das empresas com os profissionais dos
salões que consiste em (resumidamente) saber sobre a aceitação do produto pelos
profissionais que irão comprá-los. Empresas de grande porte tem seus próprios cabeleireiros trabalhando junto com
o time de desenvolvimento: Químicos, Farmacêuticos... mas empresas pequenas
costumam oferecer seu produto em desenvolvimento para ser testado em salões comerciais, antes de
produzi-lo em escala industrial .
Leia também: 7 Conhecimentos que todo(a) formulador(a) cosmético(a) deve ter
Esse teste se chama teste de meia cabeça e consiste em: O cabeleireiro seleciona um grupo de voluntários para avaliar se o que estará escrito no rótulo do produto é o que realmente proporcionará. O responsável pelo desenvolvimento entregará um protocolo de aplicação ao profissional com por exemplo, a quantidade de produto a ser aplicada no teste, tempo de massagem ou de permanência no cabelo, como deve ser o enxágue e muitas outras orientações dependendo do produto e o treinará para avaliá-lo contra outro: metade do cabelo com o produto a ser testado e a outra metade com um padrão ou concorrente de igual posicionamento no mercado. Depois, o profissional irá avaliar características como (dependendo do produto):
Leia também: 7 Conhecimentos que todo(a) formulador(a) cosmético(a) deve ter
Esse teste se chama teste de meia cabeça e consiste em: O cabeleireiro seleciona um grupo de voluntários para avaliar se o que estará escrito no rótulo do produto é o que realmente proporcionará. O responsável pelo desenvolvimento entregará um protocolo de aplicação ao profissional com por exemplo, a quantidade de produto a ser aplicada no teste, tempo de massagem ou de permanência no cabelo, como deve ser o enxágue e muitas outras orientações dependendo do produto e o treinará para avaliá-lo contra outro: metade do cabelo com o produto a ser testado e a outra metade com um padrão ou concorrente de igual posicionamento no mercado. Depois, o profissional irá avaliar características como (dependendo do produto):
- Espuma: Tipo de bolhas, duração, sensação ao toque;
- Limpeza: Detergência;
- Facilidade de uso;
- Espalhamento do produto: Sensorial;
- Facilidade de eliminação com água fria e / ou morna;
- Tempo de secagem a frio ou com secador;
- Sensação do cabelo úmido e seco: Condicionamento;
- Brilho;
- Alisamento;
- Alisamento;
E muitas outras características de ambos os produtos.
Então, você cabeleireiro(a) não fique desconfiado quando alguém chegar com uma
proposta de testes de meia cabeça. Pode ser uma parceria vantajosa e duradoura
para ambas as partes. Também para o consumidor já que terá mais um indicativo
de que o produto realmente cumpre o que promete, sem falar no orgulho de quando
ver o produto nas prateleiras pensar "eu contribuí no
desenvolvimento desse produto !". Só tenham o cuidado de verificar se a
empresa que propuser essa parceria é uma empresa séria, sólida e os resultados
dos testes anteriores como em mechas, estabilidade, microbiológicos e
dermatológicos para sua própria segurança e de seus voluntários, no caso,
normalmente são os próprios clientes.
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