Você sabia que no desenvolvimento de um produto cosmético para cabelos vários testes são realizados em laboratório?
No caso de produtos que prometem um cabelo "mais forte" ou "mais resistente", um deles é o teste de tensão ou avaliação de resistência à escovação (penteabilidade).
Leia também: Teste de meia cabeça
As propriedade mecânicas de resistência e elasticidade do cabelo são relacionadas ao córtex e são devidas à sua estrutura química. Mudanças nessas propriedades causam alterações em sua estrutura.
Leia também: Estrutura do cabelo
Essa alterações são causadas por tratamentos químicos como alisamentos, colorações e descolorações que diminuem a resistência dos cabelos.
Leia também: Ligações de dissulfeto
Alisantes de cabelos
Colorimetria para principiantes
Um equipamento utilizado para medir o quanto de tensão um cabelo pode resistir à escovações sucessivas antes e após um tratamento químico é o Dia-Stron Mini Tensile Tester (MTT). Possui um sistema a laser conectado para medir automaticamente as dimensões da fibra capilar antes de se quebrar. Esse teste pode ser feito com mechas de cabelos secos ou úmidos.
Imagem: TRI Princeton |
Leia também: Ciclo de danos aos cabelos
Imagem: TRI Princeton |
Testes de tensão na fibra capilar revelam propriedades de força do córtex do cabelo. Assim, ativos nanotecnológicos são mais indicados para reparação e recuperação de cabelos danificados já que estes tem que atuar em uma camada profunda da fibra capilar.
Leia também: Ativos nanotecnológicos - lipossomas || NanoVec