Resistência capilar – como um nanoativo em um shampoo pode aumentar a resistência dos cabelos


logo

Lavagens diárias, tratamentos químicos, ação dos raiosUV e a idade, debilitam a fibra capilar. Isso resulta em um aumento da queda por quebra, menor densidade e menor elasticidade.
Medições realizadas em testes confirmam que quanto mais deteriorado e maltratado se encontra o cabelo, menor resistência a tração este possui e maior queda por quebra durante a escovaçãoVerifica-se também que lavagens sucessivas diminuem a elasticidade do cabelo, permitindo que este se torne mais quebradiço.
Leia também: Danos aos cabelos - MEV

LIPCUAT-2 é um nanovetor de carga positiva reestruturante, reforçador, condicionador e protetor da fibra capilarLIPCUAT-2 é um nanoativo muito versátil podendo ser adicionado a todos os produtos capilares, como: shampoos, condicionadores, cremes de pentear, selantes, leave in, ampolas, entre outros. 

Leia também: Avaliação da resistência dos cabelos à escovação - teste de tensão da fibra capilar

A NanoVec fez um estudo muito interessante com este ativo. O estudo foi intitulado  “Ensaio de resistência a tração do cabelo tratado com shampoo base e shampoo base adicionado com 1% de LIPCUAT-2”. Assim, a resistência a tração, através da escovação, e a elasticidade do cabelo foi medida em mechas lavadas somente com uma base de shampoo e em mechas lavadas com uma base de shampoo formulada adicionando-se 1% do ativo.

Resumo dos valores obtidos:


MECHA DE CABELO
RESISTÊNCIA A  TRAÇÃO (g)
ESTIRAMENTO TOTAL A PARTIR DOS 10 cm (cm)
CONTROLE
82
15
SHAMPOO BASE
74
14,8
SHAMPOO BASE + 1% LIPCUAT-2
118
15,4

Gráfico de resistência à ruptura e elasticidade 
gráfico

Gráfico de resistência à ruptura

gráfico

De acordo com os gráficos podemos observar que os resultados do gráfico 1, indicam que as mechas de cabelos lavadas com SHAMPOO BASE + 1% de LIPCUAT-2 são os que mais resistem ao esforço de tração (118 gramas), enquanto que as mechas CONTROLE suportaram 82 gramas e os cabelos das mechas lavadas com SHAMPOO BASE 74 gramas.

Da mesma forma, os fios que mais se estiraram antes da quebra foram os das mechas lavadas com SHAMPOO BASE + 1% DE LIPCUAT-2. Assim, o nanovetor quaternizado LIPCUAT-2 adicionado a um shampoo, melhora a resistência à escovação e a elasticidade dos cabelos. Além disso, ajuda a diminuir a quebra dos fios.

Gostou? 
Quer esse ativo na sua linha de produtos?
Entre em contato com a NanoVec no Brasil através do contato:

Sabrina Viana
Nanovec Brasil
(11) 9 9961-3226
(11) 2356-1402
Skype: Sabrina.viana9

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...