Batons


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Dia 29 de julho é comemorado nos Estados Unidos o dia do "batom". Vamos desvendá-lo?

O costume de passar batom começou no Egito.  Pigmentos vermelhos de óxido de ferro foram encontrados em túmulos egípcios de mais de 5.000 anos a.C. O busto da rainha egípcia Nefertiti, datado de 1340 a.c., exposto no Museu de Berlim, tem seus lábios pintados.

BATONS: 
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Quimicamente, são dispersões de pigmentos em uma mistura de óleos vegetais, minerais, gorduras e cerasNão só por sua função na cosmética decorativa, os batons também exercem uma função muito importante: A de hidratação dos lábios, prevenindo o ressecamento por exposição à climas secos ou ao frio criando uma camada, um "filme" sobre os lábios e alguns tem até proteção solar.

O tipo de perfume que mais combina com você

Descubra qual o tipo de perfume que mais reflete a sua personalidade com um teste que foi elaborado pela Givaudan , uma das mais renomadas casas de fragrância e aromas do mundo e foi cedido pela Perfumaria Opaque ao site iG.

Leia também: Eau de parfum, toilette, cologne ?

Nele você escolherá:

  • Sua cor preferida;
  • Clima preferido;
  • O que não pode faltar no seu café da manhã;
  • Tipo de tecido que mais gosta;
  • Atividade física;
  • Viagem dos sonhos;
  • Bebida e comida para uma ocasião especial.


Leia também: Os perfumes do ano: The Fragrance Foundation Awards 2015

Com base nas suas respostas você terá uma (ou algumas) notas olfativas e as sugestões de perfumes que se encaixam no seu perfil.

Leia também: As notas olfativas

O meu foi...
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Perfume online - conheça o Let Perfume Talk


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Esta semana mais uma vez a Mane, uma renomada casa de fragrâncias europeia, inovou online: lançou em seu site o "Let Perfume Talk"

É uma experiência dedicada aos amantes da perfumaria a interagir com os principais ingredientes utilizados pelos perfumistas em suas criações.

Leia também: As notas olfativas

Você escolhe um frasquinho de perfume clicando na tela do computador de acordo com seu humor no dia. Depois, imagens de ingredientes relacionados aos perfumes inspirados pelo humor aparecem com um fundo sonoro.

Leia também: Duração das notas olfativas
                       % de óleos em perfumes
                       Eau de parfum, toilette ou cologne ?

7 Conhecimentos que todo formulador(a) cosmético(a) deve ter


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1- Conhecer a indústria cosmética: Concorrentes, fornecedores de matérias-primas e embalagens. Você acaba conhecendo muitas pessoas quando se trabalha na área mas uma busca no Google sempre ajuda. Visite os sites das empresas, descubra o que cada uma vende, faça tabelas com os nomes, o que vendem, contatos etc.

2- Conhecer as matérias-primas: Quando estamos na faculdade estudamos mais sobre as classes químicas e suas propriedades como um todo. Quando somos formuladores cosméticos devemos saber mais detalhes como aspectos físicos-químicos, como elas interagem, o que elas fazem e o custo de cada matéria-prima. Isso pode levar muito tempo mas esse conhecimento pode ser adquirido.Tenha paciência e faça tabelas com as classes de matérias-primas também.

Leia também: Matérias-primas para cosméticos

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3- Conhecer ciência cosmética: Saber o porquê usar determinado ingrediente e não outro, as principais revistas científicas ou não da área, os principais institutos de pesquisas em cosmetologia são outros conhecimentos que você deve adquirir. Vá com calma ! Escolha as que você tem mais afinidade ou disponibilidade para acompanhar. Leia um artigo por semana por exemplo. Outro método fácil é assinar a newsletter gratuita dos sites delas. Normalmente, toda semana enviam um e-mail com os principais acontecimentos, artigos e patentes publicadas.

Leia também: Revistas Cosméticas - fontes de informação para formuladores cosméticos

4 - Conhecer as formulações base: Saber a base para formular soluções, emulsões, géis, pós, aerossóis etc. É sempre bom ter na cabeça a estrutura base de formulação de produtos como tensoativos, emolientes, veículos, conservantes, antioxidantes etc para cada tipo de produto.

5- Conhecer os testes críticos: Testes de segurança, eficácia e estabilidade são exemplos que devemos saber. Também é importante conhecer quais produtos são de grau 2 e necessitam de comprovação de segurança e eficácia e como esses testes são conduzidos de acordo com o produto.

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6 - Saber fazer o scale-up de fórmulas cosméticas: Saber como transferir a formulação que você elaborou no laboratório para a produção é muito importante e um diferencial profissional já que o que será vendido e trará dinheiro para a empresa é o que é produzido pela produção e não pelo laboratório. Sugestão: Pessoal do laboratório, visitem a produção, façam amizade com o pessoal de lá e descubram como os produtos são produzidos, como as máquinas funcionam, os truques e o fluxo de produção. Será um grande diferencial para sua carreira.

7- Conhecer sobre o processo de desenvolvimento: Inovação - Marketing - Briefing - Estudo de categorias - análise de concorrentes - pesquisa de matérias-primas - desenvolvimento do bases - aplicação de fragrâncias - estudo de performances - estudo de estabilidade - scale up (produção em planta piloto) - scale up (produção) - vendas - estudo de pós venda, são etapas básicas que todo formulador deve conhecer. É claro que toda empresa tem sua política de desenvolvimento de produtos e outras etapas podem ser acrescentadas ou colocadas em uma ordem diferente. O importante é conhecer a política de desenvolvimento ou se não existir, criar uma com uma equipe multi departamental e torná-la conhecida de todos os envolvidos nos projetos.

Revistas cosméticas - fontes de informação para formuladores cosméticos


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Quando se fala em Cosmetologia as fontes de informação (livros, revistas etc) não são muito abundantes.

Nesta postagem indicarei algumas revistas que toda pessoa que trabalha nessa área deve conhecer. São as que eu mais acompanho.

Algumas possuem versão impressa, outras possuem versões online gratuitas que podemos ler as notícias assim que acessamos o site ou por meio de um cadastro.

A vida de quem trabalha com Cosmetologia é bem corrida e talvez não dê pra ler tudo mas podemos assinar gratuitamente a newsletter de cada uma e receber por e-mail os principais acontecimentos e lançamentos da nossa área e assim estarmos sempre bem informados.

Versões em português:


Internacionais (versões em inglês)

Cosmetics Design (USA, Europe, Asia)


Científicas (em inglês)


Produtos profissionais - American Desire Professional


imagem logo

Recebi recentemente os produtos da linha de manutenção Achitecture Fusion Brush da American Desire Professional. Essa linha conta com a tecnologia Biotic Premium 8 (ativo: amida ácida composta) + manteiga de murumuru + extrato nobre de buriti + 8 aminoácidos + óleo de argan.


Essa combinação confere maior hidratação, diminuição de volume e frizz dando movimento natural aos cabelos.

Para saber mais sobre óleos e manteigas leia também:
Produtos com apelos naturais: óleos e manteigas para cabelos e pele 

Repare em quantas matérias-primas de qualidade essas formulações possuem.

Leia também: Matérias-primas para cosméticos 
                                                 e
                                      O que é "INCI ?"

Então vamos aos produtos?

American Desire Fusion Brush - Avaliação


Apresentei os produtos de manutenção Architecture Fusion Brush da American Desire na postagem Produtos Profissionais - American Desire Professional. Agora vamos às avaliações?

Os produtos foram testados em mechas de cabelo caucasiano colorido (altura de tom 5.0) como abaixo - para quem ainda não sabe o que é altura de tom, confira em " O que é altura de tom ? ". Reparem na mecha: um cabelo ondulado, bem ressecado e muito comum nos salões.

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 Agora vejam abaixo a evolução e os resultados incríveis principalmente na redução de volume! As fotos foram tiradas após 1 aplicação dos produtos. Vale lembrar que o uso contínuo de produtos favorecem melhores resultados. Então imagina, se com 1 aplicação já ficou assim com mais aplicações ficará muito melhor ! Clique nas imagens para ampliá-las.

Como escrito na postagem inicial Produtos Profissionais - American Desire Professional, a linha toda conta com a tecnologia Biotic Premium 8 (amida ácida composta) + manteiga de murumuru + extrato nobre de buriti + óleo de argan, que atua na redução de volume e frizz, nutrindo a fibra capilar e protegendo contra desidratação.

Então vamos aos resultados?

Produtos com apelos naturais: óleos e manteigas para cabelos e pele


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Já pensou em cuidar da beleza dos cabelos, pele e ao mesmo tempo do meio ambiente? Esse é um apelo de marketing crescente nos produtos cosméticos nacionais e importados nos últimos anos, já repararam?

Leia também: 7 passos para formular cosméticos

Com os consumidores mais conscientes sobre as mudanças climáticas no planeta, a tendência é uma procura maior por produtos com matérias-primas naturais, vegetais renováveis como óleos e extratos, com certificações ECO, que tenham diminuído a concentração de uso de produtos e/ou ativos derivados de petróleo, utilização de refis em embalagens e/ou também com apelo Cruelty - Free.

Leia também: Produtos cosméticos para a pele do rosto

Muitos produtos trazem no rótulo vários ativos de origem vegetal. Nesta publicação, abordaremos os óleos e as manteigas naturais.
Os óleos e as manteigas, basicamente, tem a função de formar um filme sobre a fibra capilar ou a pele, assim, impedem parcialmente a perda de água, mantendo-as mais hidratadas. Também, muitos óleos possuem outras moléculas em sua composição com propriedades funcionais como veremos abaixo.

Leia também: Hidratante ou formador de filme?

Nos últimos lançamentos desse segmento podemos observar nos produtos óleos e manteigas com as seguintes propriedades:

Óleo
Propriedades


Óleo de Açaí
Antioxidante, nutriente, emoliente, rico em ômegas 6 e 9, possui ação anti-idade.
Óleo de Babaçu
Emoliente, repositor de camada lipídica.
Óleo de Buriti
Antioxidante, hidratante, emoliente, cicatrizante, rico em vitamina A, ação anti-idade.
Óleo de castanha do Pará
Hidratante, antioxidante, rico em vitamina A e E.
Óleo de Pracaxi
Regenera, previne estrias, anti-inflamatório, condicionante;
Óleo de Argan
Uma das maiores fontes de vitamina E, rico em ômegas 6 e 9 possui propriedades de proteção e regeneração.
Óleo de Oliva
Rico em vitamina E e ação antioxidante.
Óleo de semente de uva
Ação antioxidante.
Óleo de Abacate
Rico em vitaminas A, B1, B2,D e E, emoliente, hidratante.
Óleo de Macadâmia
Hidratação, emoliente, antioxidante.
Óleo de Damasco
Hidratação, emoliente, rico em vitamina A.
Óleo de Café
Ação anticelulite.
Óleo de Ojon
Hidratação, restauração.
Óleo de Amêndoas
Hidratação e emoliencia.
Óleo de Coco
Hidratação, nutrição.

Quer saber mais sobre cosméticos naturais ou orgânicos?
Aguarde !
Mais um eBook será lançado logo logo aqui no Desvendando Cosméticos !

Manteiga
Propriedades


Manteiga de Cupuaçu
Hidratante, emoliente, condicionante, cicatrizante.
Manteiga de Murumuru
Proteção, emoliente e antioxidante.
Manteiga de Tucumã
Rica em vitamina A, ômega 3,6,9, previne rachaduras;
Manteiga de Cacau
Emoliente, hidratante, regeneração e proteção.
Manteiga de Manga
Regeneração e proteção.
Manteiga de Karité
Hidratação, emoliente, rica em vitaminas A, E e F.

O que é nuance ou reflexo em colorimetria cosmética?

Como vimos em "O que é altura de tom?", o primeiro número na caixinha de uma coloração é a altura de tom, mas e o segundo após o ponto? Esse número representa a nuance ou reflexo.

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Leia também: Colorimetria para principiantes
                                             e
                       O que é fundo de clareamento?

As cores podem ser quentes (amarelo, laranja, vermelho) ou frias (azul, verde, roxo). Como vimos em "Colorimetria para principiantes" no círculo de cores, estas, quando exatamente opostas, anulam-se.

Então se pegarmos uma caixinha de uma coloração por exemplo, com uma numeração de 8.53 teremos uma cor louro claro acaju dourado.

O segundo número após o ponto é o reflexo secundário que reforça o reflexo principal.  Se tivermos uma numeração de 8.55 teremos uma cor de louro claro acaju quente. O reflexo ".0" significa que teremos um reflexo natural. Exemplo: 8.01 = louro claro natural acinzentado.

O que é "fundo de clareamento" ?

Fundo de clareamento é a cor resultante da fibra capilar após uma descoloração. Essa cor depende de vários fatores: componente genético, tipo de cabelo, tipo e quantidade de melaninas etc. 

Para cada altura de tom, temos uma cor fundo de clareamento. No quadro abaixo, podemos observar.


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Mas para que serve saber o fundo de clareamento de um cabelo antes de colori-lo ?

Após uma descoloraçãoquando colorimos os cabelos  temos que usar uma cor a mais além daquela da caixinha: A cor que irá neutralizar o “fundo de clareamento”. Já viram alguém com o cabelo natural preto ou castanho escuro altura de tom 1 ou 3, que pintou o cabelo de castanho claro e ficou meio avermelhado ou vermelho alaranjado? 

Leia também: O que é reflexo ou nuance em colorimetria cosmética 

Pois é, na mistura da coloração teria que ter usado um pouquinho de coloração verde e/ou verde azulado para neutralizar o “fundo de clareamento”, e o castanho claro aparecer naturalmente depois de seco. 

Leia:  Colorimetria para principiantes para saber sobre as cores complementares - as cores que se neutralizam.

Cosméticos masculinos


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Foto: Shutterstock

Homens! Saibam que os cosméticos masculinos movimentam mais de 30 bilhões de dólares no mundo, segundo a Euromonitor International, líder de pesquisa em marketing. Só no Brasil, mais de 9 bilhões

Somos o segundo país que mais consome cosméticos masculinos ficando atrás apenas dos Estados Unidos da América. Esses números mostram que os homens  por aqui se preocupam em manter uma boa aparência - pelo menos a maioria deles ! 
Já que gostamos de homens que se cuidam ;) .

Leia também:Como os perfumes são criados? 

Os cosméticos que os homens mais compram no Brasil são: Perfumes, desodorantes, produtos para barbear, shampoos entre outros.
  • Dos perfumes, os 4 mais vendidos no Brasil são: 1º Azzarro pour Homme, 2º Ferrari Black, 3º Joop ! Homme e 4º 1 Million.
  • Dos desodorantes, Rexona é a marca líder no mercado brasileiro, seguida de Axe e Dove, todas pertencentes à multinacional Unilever (cerca de 39% do mercado de desodorantes é dela!).
  • Em produtos para barbear, a marca Gillette da Procter & Gamble  é a líder do mercado (cerca de 46% do mercado de produtos para barbear é dela!).

Dicas básicas para quem quer desenvolver produtos masculinos:                                           Foto: Minha Vida (site)
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  • O que esse público mais valoriza em produtos cosméticos: Multifuncionalidade, praticidade, secagem rápida, refrescância, ação calmante e hidratante, tecnologia avançada e sustentabilidade.
  • As embalagens da maioria dos produtos são retilíneas, de cores sólidas e escuras. Também são muito práticas.
  • As formulações  são leves e de secagem rápida. Normalmente são em forma de géis ou cremes géis. Os ativos para claims de marketing mais utilizados no Brasil ainda são extratos de aloe vera, camomila, ginseng, algas e menta.

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O que é "altura de tom" ?

Altura de tom é a cor do cabelo que pode ser natural ou a cor resultante da aplicação de uma coloração. A cor natural resultante do cabelo é marrom, o que diferencia é o tipo de mistura (feomelanina - pigmentos de vermelho a amarelo ou eumelanina- marrom a preto) e a quantidade de melanina na fibra capilar.

Leia também: Colorimetria para principiantes

Cabelos mais claros (naturalmente) possuem uma baixa densidade de melanina e tem mais feomelanina do que eumelanina. Já os cabelos mais escuros, tem alta densidade de melanina, em maior quantidade a eumelanina do que de feomelanina. O infográfico abaixo mostra as alturas de tom em colorimetria cosmética, cada cor tem sua numeração, por exemplo: Altura de tom 1 = Preto.

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Em cabeloscoloridos a cor é dada por misturas de corantes ácidos, nitroanilinas, corantes catiônicos, intermediários primários e acopladores, dependendo do tipo de coloração. Acesse os links abaixo !
 Leia também:   O que é fundo de clareamento?
e

Como os perfumes são criados?


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A criação de um perfume em uma casa de fragrância, como GivaudanFirmenich, IFF, Symrise, Mane entre outras, envolve uma equipe multidisciplinar e muito, mas muito trabalho ! Seja um perfume para pele, para ambiente, para shampoos, para amaciante de roupas e milhares e milhares de coisas que tem perfume.

Basicamente, a partir de um briefing de um cliente, o departamento de vendas, de marketing, de desenvolvimento (é aí onde entram os Químicos! - parte 3,4 e 5), de avaliação, juntamente com os perfumistas entram em uma grande aventura com um objetivo final: O sucesso do cliente.

Acompanhe as etapas de desenvolvimento nesses vídeos maravilhosos disponibilizados pela rede social OSMOZ (se não estiver com o inglês e o francês afiado, ative a legenda!)







Leia também: Faça seu perfume online

Matérias - primas para cosméticos


As matérias - primas para cosméticos são divididas em algumas classes principais:

Leia também: O que é "INCI"?
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  • Tensoativos
  • Emolientes
  • Umectantes
  • Hidrótopos
  • Espessantes 
  • Alcalinizantes
  • Acidulantes
  • Solventes
  • Resinas
  • Antioxidantes
  • Quelantes ou sequestrantes
  • Conservantes
  • Absorvedores da radiação ultravioleta
  • Corantes, pigmentos, lacas
  • Fragrância e aromas

Nas próximas publicações, cada classe será detalhada. Aguarde !!

O que é "INCI" ?


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Alguém aí, que não seja um(a) Químico(a) ou Farmacêutico(a) formulador cosmético, já teve a curiosidade de olhar a composição dos produtos cosméticos que usa?
Lá encontramos os INCI das matérias-primas utilizadas. Mas o que é "INCI"?

Leia também: Matérias-primas para cosméticos

- É a sigla para " International Nomenclature of Cosmetic Ingredient " que significa Nomenclatura Internacional de Ingrediente Cosmético.

Veja também: BASF - Get the look 2.0 virtual makeover

É uma nomenclatura adotada e reconhecida mundialmente criada para padronizar a forma como os ingredientes cosméticos são informados na embalagem do produto ou informados ao pessoal que trabalha com formulação cosmética.

Leia também: 7 Conhecimentos que todo(a) formulador(a) cosmético(a) deve ter

 Existem mais de 12 mil ingredientes cosméticos e além da nomenclatura química (lembra, aquela do Ensino Médio, ou pra quem fez Química ou Farmácia na faculdade?!), eles tem um nome comercial, então fica complicado... Os nomes químicos muitas vezes são bem grandes, não dá pra colocar tudo nas embalagens pequenas e os nomes comerciais não são "auto explicativos", daí a importância do "INCI".

Leia também: Revistas cosméticas - fontes de informação para formuladores cosméticos

"Dezembro laranja" - Sociedade Brasileira de Dermatologia

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A Sociedade Brasileira de Dermatologia com a sua campanha "Dezembro Laranja", tem como objetivo a prevenção do câncer da pele, que é o câncer mais comum entre os brasileiros.

Para mais informações da campanha acesse: http://www.sbd.org.br/

Vamos saber mais sobre prevenção ao câncer de pele aqui no blog ? Selecionei abaixo as postagens com informações sobre protetores solares e como escolhê-los. Acesse:

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Colorimetria cosmética


Colorimetria é a ciência que estuda a medida das cores e desenvolve métodos para quantifica-las transformando-as em valores numéricos. Mede e analisa a composição de uma cor (tonalidade, brilho, saturação).  A cor é uma percepção visual de um objeto provocada por um feixe de luz sobre as células da retina (olho). Mas não vamos complicar.

As cores resultam da soma em proporções iguais ou diferentes, de 3 cores primárias: amarelo, azul ciano e vermelho magenta.
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Em proporções iguais, temos as cores secundárias verde, vermelho alaranjado e azul violeta. A soma das secundárias, em proporções iguais ou diferentes, dá origem às cores terciarias e assim por diante.


Círculo de cores ou estrela de Oswald
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Dada a formação das cores, temos que as cores complementares são as cores que, se somadas, se anulam. Esse é um conhecimento muito importante já que cabeleireiros lidam com colorações e este círculo o a estrela pode informar que tipo de cor ele deve utilizar se, após a aplicação de alguma coloração o cabelo ficou avermelhado por exemplo. 

Leia também: Fios de cabelo ao microscópio !

Para neutralizar o vermelho é só acrescentar um pouco de verde à coloração. O verde é a cor complementar do vermelho, juntos se anulam. Acontece também com os loiros... se ficar muito amarelado, deve-se adicionar violeta à coloração ou utilizar um tonalizante violeta para neutralizar o amarelo, e assim por diante.

Os corantes e os pigmentos estão presentes em tudo que vemos. Naturais ou sintéticos fazem parte da composição de vários produtos, não só em cosméticos. Em cosméticos, os corantes e os pigmentos servem para colorir os próprios produtos ou os cabelos (colorações, tonalizantes) e a pele (maquiagens).

Em cabelos, as colorações podem ser:

Colorações temporárias ou colorações por deposição –  promovem até 30% de cobertura dos fios brancos. Começam a ser removidas após a primeira lavagem. São usadas para neutralizar outras cores como por exemplo tons amarelados em cabelos grisalhos. São sintéticas – corantes ácidos, ou naturais – Henna

Estas colorações não permeiam as cutículas, se depositam nelas (moléculas grandes demais para permear), mas podem permear parcialmente se o cabelo passou anteriormente por tratamento químico que o deixou poroso.  Promovem uma coloração gradual com o tempo. São aquelas utilizadas em tonalizantes. Vantagens: Fácil e rápida aplicação. Desvantagens: Odor desagradável, a mudança da cor é progressiva e não imediata, leva muito tempo.

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Colorações semipermanentes – promovem até 50% de cobertura de fios brancos, e são colorações não oxidativas, aquelas com apelo de “sem amônia”. Tem duração da cor de 5 a 10 lavagens e utilizam corantes catiônicos que tem afinidade com a fibra capilar.

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Colorações permanentes – provem até 100% de cobertura de fios brancos e a cor dura mais de 10 lavagens. São colorações oxidativas, agem em meio altamente alcalino (amônia) e oxidante (água oxigenada). Os corantes e acopladores entram no córtex, causam a descoloração da melanina e depositam os corantes (moléculas pequenas que polimerizam no córtex ficando impedidas de sair da fibra capilar).

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Imagens Pinheiro et al 2002. Mecanismos de degradação da cor de cabelos tingidos: um novo modelo de proteção. Disponível em: http://www.cosmeticsonline.com.br/2011/detalhes-artigos/627

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