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O fechamento de lojas, juntamente com viagens limitadas e trabalho em casa, fizeram os consumidores reavaliarem suas necessidades e como fazem compras. Como muitas categorias, a fragrância fina foi impactada pelo COVID-19. De acordo com o NPD Group, 49% dos usuários de fragrâncias relataram uma redução no uso de fragrâncias devido ao COVID-19. No entanto, "fragrâncias de concentração mais alta, incluindo eau de parfums, com a vantagem de um perfume mais duradouro, estão em alta".
O NPD Group também relatou que as vendas de e-commerce de beleza de prestígio nos EUA aumentaram 46% em 2020. Além disso, os consumidores recorreram às mídias sociais para se envolver em discussões sobre fragrâncias. Uma pesquisa da Fragrance Foundation UK e da agência de publicidade M&C Saatchi apontou um aumento de 11% nas conversas sobre fragrâncias nas redes sociais desde o início da pandemia.
O lado bom é que os consumidores aprenderam a comprar fragrâncias digitalmente e se envolver em conversas sobre fragrâncias por meio das mídias sociais. Além das práticas tradicionais, marcas e fabricantes agora podem usar o comércio eletrônico para promover e vender fragrâncias finas sem a barreira da experiência pessoal.
Uma nova ilustração é o serviço de assinatura de fragrâncias direto ao consumidor, Snif, lançado em outubro de 2020. O Snif foi projetado para "eliminar toda a complexidade do processo de compra de fragrâncias". A marca lançou seu primeiro kit de pacote sem gênero com três aromas: Ex On The Beach, Salty Stares e Way With Woods e os clientes recebem três frascos de tamanho normal, além de três testadores. A empresa permite que os consumidores testem as três fragrâncias em casa e paguem apenas pelos aromas que desejam manter.
À medida que as fragrâncias finas se recuperam, quatro tendências atuais estão no radar. Fragrâncias em camadas, materiais sustentáveis, interpretações de rosas e inspiração de videogames impulsionam a inovação em fragrâncias finas.
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Fragrâncias em camadas
As camadas de fragrâncias não são novas; entra e sai de moda. Atualmente, as fragrâncias em camadas estão na moda e as marcas estão lançando coleções de aromas com a personalização em mente.
No verão de 2020, a Avon lançou Sparkling Neroli, o primeiro perfume da série LYRD. LYRD se autodescreve como "Um mundo de fragrâncias autênticas criadas por mestres perfumistas com ingredientes multifacetados que se unem, inspirados pela beleza encontrada na vida cotidiana."
A Avon seguiu com Artisan Cherry Vetiver e Artisan Santal Musk como parte da coleção LYRD Artisan, que é descrita como, "Cativantes aromas de gênero neutro com combinações inesperadas dos melhores ingredientes que são requintados sozinhos, mas ainda mais fascinantes juntos."
Embora as camadas sejam essenciais, a coleção Bvlgari Allegra foi criada para permitir que os consumidores personalizem sua própria "experiência sensorial italiana". A coleção apresenta cinco eau de parfums (EDP) e cinco essências. As cinco fragrâncias são Dolce Estasi (floral powdery), Fantasia Veneta (chipre frutado), Fiori d'Amore (floral), Riva Solare (floral cítrico) e Rock'n'Rome (floral, com influências orientais), enquanto as cinco essências são bergamota, almíscar, patchouli, rosa e baunilha. A empresa elaborou um teste em seu site, com perguntas elaboradas para criar sua própria combinação de fragrâncias.
Fragrâncias Sustentáveis
"Pensando no futuro: Fragrâncias em março", que apareceu na edição de maio de 2020 da Perfumer & Flavorist + , examinou o mercado de fragrâncias finas e discutiu fragrâncias sustentáveis. O interesse dos consumidores em fragrâncias sustentáveis, incluindo matérias-primas e embalagens, continua e as marcas estão lançando novos produtos para atender às suas necessidades.
Um exemplo disso é a evolução de Jo Loves de Jo Malone CBE's Fragrance Paintbrush. Lançado inicialmente em 2017, o aplicador de fragrância em gel permitiu que os indivíduos aplicassem o perfume de uma maneira inovadora. Querendo integrar embalagens mais sustentáveis, a empresa relançou o produto em janeiro de 2021 com algumas modificações. O revestimento externo da embalagem foi redesenhado para um design prateado mais fino que usa menos embalagem, além de oferecer um aplicador recarregável para todos os sete aromas.
Em março, a Rochas apresentou o Girl Rochas, projetado para o consumidor com consciência ecológica. O perfume contém néroli, botão de groselha preta, pimenta rosa, flor de laranjeira, jasmim, orquídea, sândalo, cedro e baunilha e “90% dos ingredientes são de origem natural”. A embalagem é feita com um frasco de vidro reciclado pós-consumo (PCR) 40% coberto com uma tampa feita de plástico reciclado.
Hermès H24 é o primeiro lançamento de fragrância masculina da empresa com inovações modernas em 15 anos. É descrito como "recarregável com formato aerodinâmico" e possui uma caixa de papel 100% reciclado e reciclável. A fragrância é inspirada nas coleções mensweare da diretora criativa de moda masculina da Hermès, Véronique Nichanian. O perfume combina sálvia, narciso, pau-rosa e escarena.
Rosa e seu poder de permanência
"Pensando no futuro: uma nota sobre a fragrância, um ponto de vista feminino", que apareceu na edição de janeiro de 2012 da Perfumer & Flavorist + , explorou as tendências de fragrâncias finas e identificou a rosa como um tema dominante. Uma década depois, a icônica rosa continua a ostentar seu poder de permanência com uma variedade de interpretações de rosas que continuam aparecendo em lançamentos.
Um dos quais foi desenvolvido no final de 2020 como uma colaboração entre a marca de moda espanhola Zara ao lado de Jo Loves. A dupla adicionou cinco fragrâncias à coleção Zara Emotions, incluindo Rose Marshmallow Candy. Seguido por Dolce Rose Eau de Toilette da Dolce & Gabbana para "celebrar a mais icônica das flores - um símbolo de amor, beleza e feminilidade e um dos padrões icônicos da Dolce & Gabbana". A fragrância é formulada com rosa absoluto e centifolia de rosa, bem como groselha, tangerina, maçã, pêssego, magnólia, sândalo, madeiras brancas e almíscar.
Os videogames são como uma musa de fragrância
A inspiração dos videogames é um exemplo indicativo da época que está influenciando o lançamento de fragrâncias finas. De acordo com o NPD Group, os gastos com videogames atingiram US $ 56,9 bilhões em 2020, um aumento de 27% em relação a 2019. Nielsen insights descreve como as empresas estão usando mídias sociais e mundos virtuais e videogames como plataformas de publicidade digital multidimensionais para manter os consumidores atuais e captar novos consumidores. Além de lançar novos produtos e envolver os consumidores, as marcas estão se inspirando em videogames e seus personagens.
No final de 2020, a Game UK lançou a edição limitada das fragrâncias unissex Eau De Plumber e First Person Scent (FPS) inspiradas em videogames. O Eau De Plumber é uma homenagem ao icônico encanador Mario, embalado em um frasco de vidro azul com uma tampa de bigode dourada e chapéu vermelho. O perfume contém notas de cogumelo, pêssego, margarida e grama. FPS é uma brincadeira com jogos de "first-person shooter". É descrito como "melhor apreciado a dez metros de distância" e "ligeiramente gunpowdery" e apresenta notas de napalm, melancia e charutos.
Fonte: Perfumer & Flavorist