Tendências em perfumes


spraying perfum
Foto de cottonbro no Pexels

O fechamento de lojas, juntamente com viagens limitadas e trabalho em casa, fizeram os consumidores reavaliarem suas necessidades e como fazem compras. Como muitas categorias, a fragrância fina foi impactada pelo COVID-19. De acordo com o NPD Group, 49% dos usuários de fragrâncias relataram uma redução no uso de fragrâncias devido ao COVID-19. No entanto,  "fragrâncias de concentração mais alta, incluindo eau de parfums, com a vantagem de um perfume mais duradouro, estão em alta".

O NPD Group também relatou que as vendas de e-commerce de beleza de prestígio nos EUA aumentaram 46% em 2020. Além disso, os consumidores recorreram às mídias sociais para se envolver em discussões sobre fragrâncias. Uma pesquisa da Fragrance Foundation UK e da agência de publicidade M&C Saatchi apontou um aumento de 11% nas conversas sobre fragrâncias nas redes sociais desde o início da pandemia. 

O lado bom é que os consumidores aprenderam a comprar fragrâncias digitalmente e se envolver em conversas sobre fragrâncias por meio das mídias sociais. Além das práticas tradicionais, marcas e fabricantes agora podem usar o comércio eletrônico para promover e vender fragrâncias finas sem a barreira da experiência pessoal.

Uma nova ilustração é o serviço de assinatura de fragrâncias direto ao consumidor, Snif, lançado em outubro de 2020. O Snif foi projetado para "eliminar toda a complexidade do processo de compra de fragrâncias". A marca lançou seu primeiro kit de pacote sem gênero com três aromas: Ex On The Beach, Salty Stares e Way With Woods e os clientes recebem três frascos de tamanho normal, além de três testadores. A empresa permite que os consumidores testem as três fragrâncias em casa e paguem apenas pelos aromas que desejam manter.

À medida que as fragrâncias finas se recuperam, quatro tendências atuais estão no radar. Fragrâncias em camadas, materiais sustentáveis, interpretações de rosas e inspiração de videogames impulsionam a inovação em fragrâncias finas.


Leia também: O que é eau de parfum, toilette, cologne?


Fragrâncias em camadas


Artisan Cherry Vetiver, Artisan Santal Musk e LYRD Artisan - Avon

As camadas de fragrâncias não são novas; entra e sai de moda. Atualmente, as fragrâncias em camadas estão na moda e as marcas estão lançando coleções de aromas com a personalização em mente.

No verão de 2020, a Avon lançou Sparkling Neroli, o primeiro perfume da série LYRD. LYRD se autodescreve como "Um mundo de fragrâncias autênticas criadas por mestres perfumistas com ingredientes multifacetados que se unem, inspirados pela beleza encontrada na vida cotidiana."

A Avon seguiu com Artisan Cherry Vetiver e Artisan Santal Musk como parte da coleção LYRD Artisan, que é descrita como, "Cativantes aromas de gênero neutro com combinações inesperadas dos melhores ingredientes que são requintados sozinhos, mas ainda mais fascinantes juntos."

Embora as camadas sejam essenciais, a coleção Bvlgari Allegra foi criada para permitir que os consumidores personalizem sua própria "experiência sensorial italiana". A coleção apresenta cinco eau de parfums (EDP) e cinco essências. As cinco fragrâncias são Dolce Estasi (floral powdery), Fantasia Veneta (chipre frutado), Fiori d'Amore (floral), Riva Solare (floral cítrico) e Rock'n'Rome (floral, com influências orientais), enquanto as cinco essências são bergamota, almíscar, patchouli, rosa e baunilha. A empresa elaborou um teste em seu site, com perguntas elaboradas para criar sua própria combinação de fragrâncias.


Fragrâncias Sustentáveis


Jo Loves de Jo Malone

"Pensando no futuro: Fragrâncias em março", que apareceu na edição de maio de 2020 da Perfumer & Flavorist + , examinou o mercado de fragrâncias finas e discutiu fragrâncias sustentáveis. O interesse dos consumidores em fragrâncias sustentáveis, incluindo matérias-primas e embalagens, continua e as marcas estão lançando novos produtos para atender às suas necessidades.

Um exemplo disso é a evolução de Jo Loves de Jo Malone CBE's Fragrance Paintbrush. Lançado inicialmente em 2017, o aplicador de fragrância em gel permitiu que os indivíduos aplicassem o perfume de uma maneira inovadora. Querendo integrar embalagens mais sustentáveis, a empresa relançou o produto em janeiro de 2021 com algumas modificações. O revestimento externo da embalagem foi redesenhado para um design prateado mais fino que usa menos embalagem, além de oferecer um aplicador recarregável para todos os sete aromas.

Em março, a Rochas apresentou o Girl Rochas, projetado para o consumidor com consciência ecológica. O perfume contém néroli, botão de groselha preta, pimenta rosa, flor de laranjeira, jasmim, orquídea, sândalo, cedro e baunilha e “90% dos ingredientes são de origem natural”. A embalagem é feita com um frasco de vidro reciclado pós-consumo (PCR) 40% coberto com uma tampa feita de plástico reciclado.

Hermès H24 é o primeiro lançamento de fragrância masculina da empresa com inovações modernas em 15 anos. É descrito como "recarregável com formato aerodinâmico" e possui uma caixa de papel 100% reciclado e reciclável. A fragrância é inspirada nas coleções mensweare da diretora criativa de moda masculina da Hermès, Véronique Nichanian. O perfume combina sálvia, narciso, pau-rosa e escarena.


Rosa e seu poder de permanência


Dolce Rose Eau de Toilette da Dolce & Gabbana

"Pensando no futuro: uma nota sobre a fragrância, um ponto de vista feminino", que apareceu na edição de janeiro de 2012 da Perfumer & Flavorist + , explorou as tendências de fragrâncias finas e identificou a rosa como um tema dominante. Uma década depois, a icônica rosa continua a ostentar seu poder de permanência com uma variedade de interpretações de rosas que continuam aparecendo em lançamentos.

Um dos quais foi desenvolvido no final de 2020 como uma colaboração entre a marca de moda espanhola Zara ao lado de Jo Loves. A dupla adicionou cinco fragrâncias à coleção Zara Emotions, incluindo Rose Marshmallow Candy. Seguido por Dolce Rose Eau de Toilette da Dolce & Gabbana para "celebrar a mais icônica das flores - um símbolo de amor, beleza e feminilidade e um dos padrões icônicos da Dolce & Gabbana". A fragrância é formulada com rosa absoluto e centifolia de rosa, bem como groselha, tangerina, maçã, pêssego, magnólia, sândalo, madeiras brancas e almíscar.


Os videogames são como uma musa de fragrância


Eau De Plumber

A inspiração dos videogames é um exemplo indicativo da época que está influenciando o lançamento de fragrâncias finas. De acordo com o NPD Group, os gastos com videogames atingiram US $ 56,9 bilhões em 2020, um aumento de 27% em relação a 2019. Nielsen insights descreve como as empresas estão usando mídias sociais e mundos virtuais e videogames como plataformas de publicidade digital multidimensionais para manter os consumidores atuais e captar novos consumidores. Além de lançar novos produtos e envolver os consumidores, as marcas estão se inspirando em videogames e seus personagens.

No final de 2020, a Game UK lançou a edição limitada das fragrâncias unissex Eau De Plumber e First Person Scent (FPS) inspiradas em videogames. O Eau De Plumber é uma homenagem ao icônico encanador Mario, embalado em um frasco de vidro azul com uma tampa de bigode dourada e chapéu vermelho. O perfume contém notas de cogumelo, pêssego, margarida e grama. FPS é uma brincadeira com jogos de "first-person shooter". É descrito como "melhor apreciado a dez metros de distância" e "ligeiramente gunpowdery" e apresenta notas de napalm, melancia e charutos.

First Person Scent (FPS)


Fonte: Perfumer & Flavorist

Sunscreen Simulator 4.0 da BASF: agora com novas funcionalidades

 

BASF Sunscreen Simulator 4.0

A BASF Care Creations®️ aperfeiçoou ainda mais a funcionalidade e o escopo de seu Sunscreen Simulator. O último relançamento oferece aos formuladores e fabricantes ainda mais opções para predizer digitalmente a proteção UV de um produto de proteção solar. O Sunscreen Simulator 4.0 oferece uma interface de usuário atualizada e personalizável. A nova funcionalidade guia os usuários por meio do simulador e expande opções para a criação, a gestão de projetos e dados pessoais. O acesso às referências bibliográficas e suporte científico também foi integrado.


Leia também: Boas práticas na formulação de protetores solares com ZnO


"A integração do EcoSun Pass® é um grande avanço para os formuladores. Além do desempenho UV, agora eles podem também avaliar o impacto ambiental dos sistemas de filtros UV selecionados", explica a Dra. Myriam Sohn do Centro Técnico Global de Proteção Solar.

O Sunscreen Simulator da BASF é uma referência reconhecida na indústria para determinar o Fator de Proteção Solar (FPS) teórico. Além dos parâmetros de desempenho conhecidos (FPS, proteção UVA, foto-estabilidade), agora é possível efetuar cálculos para proteção contra a luz azul e a geração de radicais livres.


Leia também: Qual FPS adequado para minha pele?


O Solubilizer Simulator é inteiramente novo: como parte do Sunscreen Simulator, avalia a eficácia da combinação de filtros UV e emolientes e fornece informações sobre a naturalidade (conforme definido pela ISO16128) dos emolientes.

Mais informações sobre o Sunscreen Simulator estão disponíveis em nosso site: https://www.carecreations.basf.com/sunscreen-simulator


Fonte: BASF

Assistente farmacêutico virtual para apoiar a formulação de medicamentos - BASF


 

O negócio de Farma da BASF tem a plataforma online e gratuita “Assistentes Farmacêuticos Virtuais”, com simulador de formulação, informações técnicas e de regulamentação, além de conteúdo sobre as soluções inovadoras da companhia. São três ferramentas disponíveis no site www.info-mypharma.basf.com que prometem melhorar a experiência do formulador de medicamentos.

“Estamos trilhando o caminho digital, que é uma demanda dos profissionais do setor, oferecendo agilidade, acessibilidade e qualidade de informação técnica, disponíveis em tempo integral”, afirma Fernanda Furlan, gerente sênior do negócio de Farma da BASF para a América do Sul. 

A ferramenta ZoomLab™ é um laboratório virtual que permite formular medicamentos a partir de um ou mais ingredientes ativos (APIs), de acordo com perfil e dosagem pretendida. Mantendo a confidencialidade, o algoritmo verifica a processabilidade dos ativos e excipientes, otimiza a formulação, eliminando a fase de tentativa e erro da pré-formulação. Oferece também um banco de dados de ativos, excipientes e medicamentos genéricos.

Há também a ferramenta RegXcellence™, onde estão disponíveis informações sobre regulamentação e controle de qualidade dos insumos farmacêuticos, disponibilizando uma biblioteca de documentos e formulários necessários para atender as normas regulatórias, incluindo as da ANVISA, simplificando a conformidade no processo de registro. 

Por fim, no MyProductWorld, é possível encontrar os excipientes de grau farmacêutico e soluções de IFA (insumo farmacêutico ativo) do portfólio da BASF, num navegador interativo e fácil de usar, que disponibiliza benefícios, detalhes dos produtos e os documentos disponíveis. É possível, inclusive, solicitar amostras para a companhia.

Abaixo há dois QR codes dinâmicos: um leva às ferramentas e o outro apresenta o Centro de Aplicações em Nutrição Humana e Farma que funciona em Jacareí, interior de São Paulo. 



Sobre a BASF

Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Os mais de 117.000 colaboradores do Grupo BASF trabalham para contribuir para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio é organizado em seis segmentos: Químicos, Materiais, Soluções para Indústria, Tecnologias de Superfície, Nutrição & Cuidados Pessoais e Soluções para Agricultura. A BASF gerou vendas de 59 bilhões de euros em 2019. As ações da BASF são comercializadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.basf.com.br.


Naturais, Orgânicos e Veganos: principais diferenças entre cosméticos e suas composições


A origem dos produtos de cuidados pessoais se tornou um fator fundamental para os consumidores, o que levou a indústria a oferecer mais opções entre naturais, orgânicos e veganos. Para se ter uma ideia, a preferência por produtos veganos cresceu 150% entre 2015 e 2018, segundo estimativas da BASF.

Leia também: Produtos com apelos naturais: óleos e manteigas para cabelos e pele

Mas quais são as diferenças entre esses tipos de produtos? Os cosméticos naturais devem ser compostos por percentuais distintos de ingredientes naturais dependendo de sua formulação ou de possíveis certificações que possuam. Podem conter uma pequena quantidade de ingredientes sintéticos que são permitidos na composição, como silicones e conservantes. 

Cosméticos orgânicos devem possuir um percentual específico de ingredientes orgânicos em relação ao total de ingredientes naturais. Possuem a mesma restrição que os cosméticos naturais em relação a alguns ingredientes, de acordo com as principais certificadoras como Cosmos (Cosmetic Organic Standard) ou NATRUE (Associação Internacional de Cosméticos Naturais e Orgânicos). 

As formulações veganas são livres de ingredientes ou derivados de origem animal, como proteínas, colágeno, albumina, gelatina, mel, entre outros. Vale ressaltar que além da origem, tais ingredientes ou mesmo a formulação final não devem ter sido testados em animais.

A exigência dos consumidores por formulações sustentáveis e livres de crueldade animal impulsiona o crescimento da preferência por cosméticos verdes. E isso incentiva a indústria a buscar, constantemente, novas soluções e tecnologias para o mercado de cuidados pessoais. A BASF atualmente é uma das maiores fornecedoras de matérias-primas aprovadas para os produtos cosméticos naturais, veganos e orgânicos e oferece para formuladores da indústria cosmética todas as informações e dados necessários para adequação ou desenvolvimento de formulações de acordo com normas nacionais (IBD, SVB) e internacionais (COSMOS, NATRUE e The Vegan Society). Aproximadamente 130 ingredientes desenvolvidos pela empresa para aplicações de cuidados pessoais já foram registrados junto ao COSMOS e mais de 50 produtos são avaliados de acordo com os critérios NATRUE. Visite: https://www.carecreations.basf.com/


Por Vinicius Bim: é especialista em inovação para Personal Care para a BASF América do Sul 


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