Graus da celulite

O "fibroedema geloide (FEG)" mais conhecido como celulite, é uma alteração inflamatória da derme. Alguns fatores predispõe o aparecimento da celulite: obesidade, sedentarismo, fatores genéticos, sexo, idade, gravidez...

Aquele aspecto irregular da pele, característico, se deve às alterações na vascularização do local, à drenagem linfática e ao tecido conjuntivo. As células de gordura incham devido ao acúmulo de gordura.As paredes capilares se tornam muito permeáveis, causando o acúmulo localizado de fluidos e toxinas.A drenagem linfática se torna ineficiente, o que demora mais para eliminar esses fluidos.As células de gordura se agrupam, ficam ligadas por fibras de colágeno e o tecido conjuntivo endurece.

Leia também: Estrias !

Veja a classificação clínica:


Celulite grau 1:  Aquela que só se nota quando há contração muscular (pressionando a pele aparece o famoso aspecto casca de laranja). Se tratar nesse estágio, a melhora pode ser de 100%.


Celulite grau 2: Sem ser pressionada pode-se notar perda de elasticidade e a "casca de laranja" não desaparece. Se tratada nesse estágio, a melhora pode ser de até 80%.


Celulite grau 3: Nesse grau, as alterações dos graus 1 e 2 são bem visíveis, presença de nódulos, dor, redução da elasticidade... Nesse estágio, se tratada, pode-se ter até 60% de melhora.


Celulite grau 4: Os nódulos são bem notáveis e causam muita dor! (compressão de nervos). Expectativa de melhora : 30% no máximo.








Fig.: Estrutura da cafeína.
Para prevenção e tratamento de grau 1 e 2 de celulite, existem boas alternativas. A cafeína ( 1,3,7-trimetil-xantina), muito conhecida como estimulante do sistema nervoso central, é um poderoso aliado em cremes específicos para tratar celulite estimulando à lipólise principalmente se a molécula vier associada a silício orgânico (silanóis). O silício faz parte da estrutura de produção da elastina, colágeno, proteoglicanas, glicoproteínas etc. Com o passar dos anos, a concentração dele no organismo diminui, recomenda-se comer alimentos ricos em silício como espinafre, pepino, aveia, vagem, lentilha, coentro, banana, manga, tangerina, arroz integral etc.


Um bom creme para tratamento da celulite, deve conter ativos de redução de medidas, flacidez e celulite. A cafeína utilizada de 5% a 7% pode ser encontrada em alguns cremes muito bons. 


Leia também: Melasma


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...