Mais um lançamento no Desvendando Cosméticos !
Resíduos ou Dinheiro? Como o reaproveitamento dos resíduos da fabricação de vinhos pode se transformar em dinheiro nos cosméticos.
O Brasil possui grande produção de alimentos e bebidas que geram em seu processamento quantidade considerável de resíduos com potencial de reaproveitamento. Também, segue como o terceiro maior mercado consumidor de produtos de higiene pessoal, perfumes e cosméticos, atrás dos Estados Unidos e da China.
A fabricação de vinhos no sul do país gera como resíduos sementes, cascas e engaços. Nestes resíduos podemos encontrar flavonoides como as antocianinas e procianidinas, ácidos fenólicos e estilbenos como o resveratrol e seus derivados que possuem grande atividade antioxidante.
Uma tendência interessante são os cosméticos com claims sobre uvas ou vinhos. Remetem à elegância e ao luxo. São conhecidos como os “cosmewines”. O eBook " Resíduos ou Dinheiro?" mostra como o reaproveitamento dos resíduos da fabricação de vinhos, através do beneficiamento dos resíduos, podem se transformar em matérias-primas como o óleo de semente de uva, o leite de uva, o extrato de vinho entre outros nos cosméticos.
Este eBook é destinado aos profissionais da indústria química e cosmética, estudantes de graduação e pós-graduação de áreas relacionadas como Química, Farmácia, Cosmetologia que pretendem atuar na área cosmética ou de matéria-prima.