Estabilidade de produtos cosméticos é a determinação do tempo em dias, meses ou anos que o produto mantém as mesmas propriedades que possuía quando foi fabricado. Os testes de estabilidade funcionam como um instrumento de antecipação
de problemas relacionados à formulação, ao processo produtivo e ao acondicionamento. Os testes de estabilidade são utilizados para determinação do prazo de validade da fórmula. São analisadas características estéticas, funcionais, microbiológicas, de compatibilidade com a embalagem primária entre outras.
Não existe uma padronização destes testes. Os testes e os critérios de aprovação são previamente definidos pelo fabricante de acordo com as condições de vida do produto a ser testado. Existe o Guia de Estabilidade de Produtos Cosméticos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o Guidelines on Stability Testing of Cosmetics da Colipa e o The Fundamental of Stability Testing da IFSCC, mas estes guias são generalistas, não abordam especificamente cada caso e como proceder.
Estes testes devem ser conduzidos a cada desenvolvimento de nova formulação, substituição de matérias-primas, alteração de processo de produção, validação de novo equipamento ou terceirista, mudança no material da embalagem etc.
Durante todo o ciclo de vida, o produto pode ser exposto à diferentes condições durante seu armazenamento, transporte, venda e uso pelo consumidor. Os testes de estabilidade devem reproduzir essas condições.
Um protocolo de teste de estabilidade deve compreender basicamente:
- Tempo de teste
- Plano de amostragem
- Parâmetros a serem testados
- Métodos
- Condições de armazenamento
- Tipo, tamanho e número de lotes
- Tipo, tamanho e material dos recipientes e tampa
Tipos de testes de estabilidade
- Centrifugação - no caso de líquidos, este é o primeiro e já indica qual(is) formulação(ões) devem seguir ou não nas próximas etapas
- Estabilidade acelerada ou de curto prazo - ciclos de congelamento e descongelamento
- Estudo de estabilidade acelerada
- Teste de prateleira ou Shelf-life
- Teste de compatibilidade
- Teste de transporte e distribuição
Os parâmetros organolépticos mais analisados são:
- Aspecto
- Cor
- Odor
- Sensação ao tato
Os parâmetros Físico-Químicos:
- pH
- Viscosidade
- Densidade
- Distribuição do tamanho de partícula
- Doseamento de ativos e conservantes
- Materiais voláteis
- Teor de água
- Granulometria
- Condutividade elétrica
- Contagem microbiana
- Challenge Test
Quer saber mais sobre testes de estabilidade em cosméticos?
Aguarde !