Quem tem pele sensível sabe que, as mínimas alterações de clima, contato com cosméticos que não são apropriados ou substâncias químicas em geral pode ocasionar irritação. Essa irritação é uma resposta exagerada do sistema imunológico.
Essa resposta exagerada causa danos à função de barreira da pele, o que aumenta a desidratação e facilita a permeação de agentes estranhos. A grande maioria provém de produtos cosméticos que modificam o pH da pele. Mas os conservantes e os perfumes são os principais causadores de irritações na pele.
Os lipossomas anti-irritantes tem como objetivo normalizar o funcionamento fisiológico da pele sensível, reforçando e controlando o sistema de defesas. Além disso, têm a função de levar às camadas mais profundas da pele substâncias reparadores da função de barreira e antioxidantes, ajudando a evitar dor, prurido, irritação e vermelhidão.
A Nanovec é uma empresa argentina que desenvolve e fabrica ativos para a indústria cosmética. Sua planta industrial está localizada em Buenos Aires - Argentina. Atualmente, comercializa seus produtos no mercado local e internacional (Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Itália, Espanha, Ucrânia, México, Austrália, América do Sul).
O Departamento de Investigação e Desenvolvimento elabora lipossomas, combinando matérias-primas naturais com Nanotecnologia.
LIP – 51 é um lipossoma que contém agentes anti-irritantes:
A NanoVec realiza testes de eficácia em seus ativos. Nesse estudo o objetivo foi determinar a capacidade do lipossoma anti-irritante LIP-51 de diminuir ou evitar a irritação provocada por uma solução de lauril sulfato de sódio a 0,50% em água, aplicada sobre a pele por meio de câmaras de Finn. Para informações sobre o estudo completo, por favor entre em contato com Sabrina Viana – Nanovec Brasil – e-mail: sabrina.viana@nanovecbrasil.com.br ou pelo telefone (11) 99961-3226.
Figura 1. Câmaras FINN no antebraço. Imagem: NanoVec.
Figura 2. Eritemas após 72 horas da aplicação das soluções com e sem LIP-51. Imagem: NanoVec.