Conheça os 5 segredos para formulações cosméticas bem-sucedidas

A Consultora Técnica Oficial do Grupo in-cosmetics elaborou dicas sobre os principais segredos para criação de fórmulas cosméticas de sucesso
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Imagem: in-Cosmetics
Quais os segredos escondidos por trás das formulações cosméticas de sucesso? O uso dos materiais certos e a aplicação na medida adequada, colocação correta dos ativos, bom impacto sensorial, cada um desses elementos tem influência vital sobre o sucesso das fórmulas e poderão ser explorados em detalhes por profissionais pesquisa e desenvolvimento de produtos, formuladores e químicos durante a in-cosmetics Latin America, o único evento 100% dedicado a matérias-primas na indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos da América Latina.

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evento ocorrerá nos dias 20 e 21 de setembro de 2017, reunindo mais de 200 expositores internacionais que apresentarão as principais inovações do setor em termos de matérias-primas, fragrâncias, equipamentos de laboratório, soluções de teste e regulamentação para os fabricantes de cosméticos de toda a região latino-americana.

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Enquanto a data da feira não chega, confira com exclusividades algumas dicas elaboradas por Belinda Carli, Diretora do IPCS – Institute of Personal Care Science e Consultoria Técnica Oficial do Grupo in-cosmetics sobre os principais segredos para a criação de uma fórmula cosmética de sucesso:


                  "1 – Uso de materiais certos, nas quantidades certas, 
                                                com a aplicação correta 
                                                
                                              Veja situações que podem ocasionar erros:

  • Material certo: deve se adequar à filosofia da empresa, ter a eficácia necessária e bons argumentos de venda. Se a filosofia da empresa envolve o uso de produtos naturais, então todos os ingredientes deverão seguir esta filosofia, incluindo quaisquer ativos e ingredientes secundários que o ativo possa conter. 
Alguns ingredientes ativos podem conter conservantes de forma não intencional que entrem em conflito com a filosofia da empresa. Há também uma grande diferença entre ter um material com excelentes resultados científicos e um que tenha uma sólida história de marketing.

Benefícios declarados em campanhas de marketing devem ser visíveis, ter aparência vinculativa, por isso, se o material não tiver bons dados in vivo, que comprovem esses resultados visíveis, será preciso se esforçar mais para que o apelo de marketing seja eficaz.

É preciso escolher de maneira sensata, visando assegurar que os materiais selecionados se adequam à filosofia de sua empresa e que têm uma história de marketing criativa, realmente capaz de impulsionar as vendas.

  • Quantidade certa: se os resultados in vivo de um ingrediente ativo tiverem eficácia quando usado em uma base cosmética em creme a 5% duas vezes ao dia, significa que é preciso usá-lo em uma base de creme a 5% com orientações para aplicação duas vezes ao dia.
Frequentemente as empresas utilizam materiais ativos em quantidades menores do que as usadas nas condições de teste in vivo para economizar nos custos dos materiais; mas se o material ativo for usado em quantidade menor do que a comprovadamente eficaz, significa que poderá não ser usado de forma alguma.

  • Aplicação correta: é inútil a utilização de um material ativo, cuja eficácia tenha sido comprovada em duas aplicações diárias (produto não removido), se houver enxágue ou aplicação uma vez ao dia ou semanal. Há uma abundância de substâncias ativas que se adequam às condições de lavagem ou de baixa frequência; se estes forem os tipos de produtos que você está desenvolvendo, fale com seus fornecedores para obter ativos que funcionem nessas aplicações.


2 - Colocar os ativos onde eles precisam estar 

Substâncias cosméticas aplicadas topicamente podem:


  • Ficar na superfície da pele e/ou permear nas camadas mais externas da epiderme. Esse é o ideal se o produto desenvolvido for do tipo “barreira de proteção”. Tentando evitar a perda de água transepidérmica, use formadores de filmes adequados, proteínas hidrolisadas, agentes de barreira e lipídios.
  • Permear as camadas intermediárias da epiderme para contribuir com a hidratação e reposição da elasticidade. Substâncias osmolíticas, como os umectantes, podem ser portadoras eficazes neste nível da epiderme e são úteis onde os ativos precisam alcançar as camadas intermediárias da pele.
  • Pemear as camadas mais profundas da epiderme. É aqui que muitos ativos de ponta precisam permear, como agentes de clareamento da pele, peptídeos e células estaminais. Para levar os ativos ao estrato basal, você precisa de uma formulação eficaz, usando um ou mais sistemas de liberação, como solventes adequados, lipossomas, encapsulamento e/ou micro ou nano emulsões para permear através das camadas externas da epiderme e alcançar o local de destino.

Se não for possível levar o material ao seu local de atividade exigido, a fórmula também deve deixar de tê-lo em sua composição.



3 - Bom impacto sensorial 

A primeira coisa que o consumidor fará ao experimentar um produto, é sentir seu cheiro. A segunda coisa será avaliar o quanto gosta ou não do produto a partir da sensação pós-aplicação. 

Seja perfumado ou não; fácil de espalhar ou difícil; de toque sedoso ou macio, o produto precisa atender às expectativas sensoriais do mercado-alvo. 

Mesmo que tenha excelente eficácia, se o cheiro ou a textura não agradar o consumidor, não será usado pelo tempo necessário para mostrar bons resultados. Com uma variedade quase infinita de fragrâncias e agentes sensoriais disponíveis, não há desculpa para erro. É preciso conversar com fornecedores para que incluam os materiais funcionais que satisfaçam às exigências estéticas do mercado-alvo, visando uma formulação bem-sucedida.



4 - Método correto 

Mesmo a mais cuidadosa seleção de materiais será inútil se o formulador não usar o método de composição correto, que deve ser facilmente escalonável para atender à produção em massa. 

É essencial que haja uma metodologia. Além disso, um método que já seria complicado em laboratório pode tornar-se impossível se aplicado em grandes quantidades. O uso de materiais de maneira incorreta também pode afetar dramaticamente a vida útil e a estabilidade dos produtos. Três dos maiores erros normalmente cometidos pelos formuladores são:

  • Aquecimento de materiais voláteis: irão simplesmente evaporar. Sempre confira e acrescente abaixo da temperatura de vaporização.

  • Hidratação incorreta/ativação de gomas/polímeros: cada goma/polímero precisa de seu próprio método específico de hidratação (solúvel em água) ou de ativação (óleo solúvel). Se a hidratação/ativação não se der de maneira correta, o polímero ou goma poderá da mesma forma não ser adicionado (a).
  • Adição de materiais na fase errada: os materiais certos em combinações erradas; superaquecimento ou nenhum aquecimento, se necessário; corte de maneira incorreta; todos esses erros podem invalidar o esforço de uma boa seleção dos materiais. Mas estes são apenas 3 exemplos do que pode dar errado. Erros humanos na fase de formulação podem afetar ainda mais a estabilidade e a escalabilidade no estágio de formulação. É preciso obter as informações de processamento correto e desenvolver o método certo para formulações bem-sucedidas, especialmente ao trabalhar com materiais novos e inovadores.


5 - Assegurar compatibilidade 

Este pequeno segredo, muitas vezes esquecido, pode ter fortes impactos sobre o prazo de validade e a eficácia de um produto:

  • pH incompatível: este é o maior erro que os formuladores podem cometer. Exemplos: selecionar o ativo correto, mas colocá-lo em um produto de base que o PH o torna não biodisponível; ou combinar materiais com diferentes requisitos de pH; ou não permitir a variação dos níveis de pH durante o prazo de validade, o que sempre ocorre em produtos à base de água.
  • Carga incompatível: alguns materiais precisam evitar ambientes aniônicos, enquanto outros podem não ser nada tolerantes a eletrólitos ou cargas. A utilização de materiais em ambientes onde a carga esteja errada pode levar à formação de complexos insolúveis o à anulação total da funcionalidade normal.
  • Polaridades incompatíveis: em sistemas anidro, as polaridades de seus lipídios são relevantes. Alguns modificadores de viscosidade se adequam particularmente a ambientes não polares, enquanto outros necessitam de ativadores polares, e outros são particularmente necessários para manter os lipídios polares e não polares juntos. A polaridade dos lipídios, assim como os processos de seleção, combinação e estabilização podem ser afetados, são aspectos muitas vezes ignorados pelos formuladores até o ponto em que algo dá errado!"

De acordo com o diretor da in-cosmetics Latin America, Daniel Zanetti, além de experiências que trarão a oportunidade de aprimoramento das habilidades de formulação aos profissionais, a in-cosmetics Latin America apresentará diversas atividades que contribuirão para a realização de networking e efetivação de novos negócios aos visitantes.


“O foco da in-cosmetics Latin America é ser um ponto de encontro no Brasil para profissionais do setor de HPPC de todo o continente, contribuindo com o intercâmbio de informações derivadas de player de diversas partes do mundo. Haverá uma grande quantidade de atividades que atenderão tanto aos que buscam por conhecimento técnico quanto aos que tem expectativas de novas oportunidades no mercado”, ressalta Zanetti.
Data:   20 e 21 de setembro de 2017, das 10h às 19h
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Azul
São Paulo
Brasil


Sobre a in-cosmetics: plataforma global de negócios voltada especificamente para o mercado de matérias-primas para a indústria de cosméticos. Teve início na Inglaterra em 1990 e já soma 27 eventos na Europa, na Ásia e nas Américas. É reconhecida por conectar estas regiões às principais tendências do setor, gerando relações de valor, networking, aprendizado e inovação. O Brasil recebe a quarta edição Latina da feira.

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