"My black is beautiful" - P&G


Nos últimos anos, a campanha publicitária americana premiada da Procter & Gamble, "My Black Is Beautiful", (meu black é bonito) buscou capturar a beleza da comunidade afro. Após o assassinato de George Floyd e os eventos que se seguiram desde então nos Estados Unidos, a campanha ganhou um novo sentido de urgência.

O ponto central do enredo é “a conversa” que pais negros têm com seus filhos sobre preconceitos e a jornada de ouvir e aprender em direção à compreensão por pessoas de todas as origens. 

Desde o lançamento inicial de “The Talk” em julho de 2017, My Black Is Beautiful continuou a usar a voz da plataforma e chamar a atenção para questões importantes, por meio de discussões online e uma parceria com a United Negro College Fund's Empower Me Tour , uma série nacional de eventos estabelecidos para inspirar e motivar estudantes do ensino médio e universitários em busca da excelência acadêmica, sucesso profissional e responsabilidade pessoal. 

Que mais empresas, não só estrangeiras, mas brasileiras também, sigam este exemplo, investindo em projetos de cunho social, autoestima e valorização de pessoas e meio ambiente. Tragam com sua visibilidade, discussão sobre assuntos relacionados ao desenvolvimento humano-social.

*Legendas do vídeo somente em inglês.

 

Higiene e hidratação das mãos nos tempos de pandemia*

 

Imagem: divulgação BASF


A facilidade do contágio por COVID-19 nos leva a tomar maiores cuidados com a higiene pessoal. A Organização Mundial da Saúde (OMS) enfatiza, constantemente, a importância de lavar as mãos de forma frequente e correta. E, nesse caso, o sabão é um dos nossos maiores aliados.

Durante o processo de lavagem das mãos, o sabão age quebrando os enlaces que fixam o vírus na pele. As colas hidrofóbicas do produto entram nas envolturas lipídicas de certos microrganismos, abrindo e deixando alguns fragmentos expostos para que se desintegrem com o tempo. Outros ficam presos em pequenas bolhas de sabão, que são eliminados com água no momento do enxágue. 

O vírus não é um organismo vivo, e sim uma molécula de proteína (ARN) coberta por uma capa protetora de lipídios que, ao ser absorvido pelas células das mucosas ocular, nasal ou bucal, muda seu código genético se convertendo em células agressoras que se multiplicam e desintegram sozinhas dependendo da temperatura, umidade e tipo de material onde se acomoda.


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Um dos componentes do sabão responsáveis por eliminar o vírus da pele são os tensoativos. A BASF é uma das principais fornecedoras desse ingrediente, sendo o Texapon® N 70 o mais usado pela indústria.

Caso esteja na rua por alguma necessidade, e não tenha como lavar as mãos, opte pelo uso do álcool em gel. No entanto, é importante ficar atento às informações no rótulo do produto. Para que seja eficiente no combate ao vírus, o desinfetante deve conter, no mínimo, entre 60% e 70% de álcool.

Por outro lado, o uso frequente de sabão, álcool e outros produtos para higienizar as mãos tem causado ressecamento excessivo da pele, levando ao desconforto, coceiras e até rachaduras. Isso faz com que muitas pessoas buscassem por hidratantes para reverter o ressecamento que a higienização frequente causa às mãos.

Nesse cenário, os cremes para as mãos têm ganhado um papel ainda maior na rotina das pessoas, que direcionadas por uma das maiores tendências do mercado cosmético, exigem cada vez mais que os produtos sejam naturais, seguros e eficazes.


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O ideal é usar o hidratante para as mãos duas vezes ao dia ou sempre que for possível. Uma boa dica é passar à noite, antes de dormir, formando uma película mais grossa. O creme para as mãos deve conter ingredientes que mantenham a hidratação da pele e a protejam da perda de água excessiva, como por exemplo uréia, trealose, manteigas e óleos vegetais.

Boas práticas recomendadas pela BASF para formulação de protetores solares com ZnO

Os pesquisadores da BASF forneceram informações sobre a seleção das matérias-primas certas e a criação de dispersões, além de oferecerem algumas dicas para solução de problemas.

O interesse dos formuladores no uso de óxido de zinco em formulações de protetores solares está aumentando, impulsionado pelo clima regulatório atual em torno dos filtros UV. A crescente demanda do consumidor por informações sobre a segurança e a finalidade dos ingredientes nos produtos que eles compram, deu origem a um novo segmento de mercado para formulações seguras que não comprometem a eficácia. O óxido de zinco é há muito tempo reconhecido pelos consumidores como um ingrediente seguro e eficaz, especialmente como um filtro UV mineral. Essa confluência de fatores faz do óxido de zinco o filtro UV ideal para o mercado de cuidados com o sol.

Atualmente há um número crescente de lançamentos de filtro solar com óxido de zinco. Usando dados da Mintel, estima-se que os lançamentos de filtros solares nos EUA, usando apenas óxido de zinco como filtro UV, aumentou cerca de 20% entre 2017 e 2018, enquanto os novos lançamentos de filtros solares contendo todos os filtros químicos químicos estão em declínio desde 2014.

As formulações de óxido de zinco estão crescendo em popularidade. Dependendo do óxido de zinco específico, ele pode suportar claims de "livre de" e "limpo". Se formulado adequadamente, também é eficaz em formulações resistentes à água.



Dicas de Formulação

BASF lança novas formulações de aromas voltadas para indústrias de personal care e home care


O negócio de Aromas da BASF traz novidades em ingredientes voltados para as indústrias de personal care e home care. Agora fazem parte do portfólio da empresa o Nerol, ingrediente que faz a ponte entre os aromas de rosas e cítrico, enquanto o Dihydrorosan oferece notas impactantes de rosas.

Imagem: informativo BASF

Ambos os novos ingredientes são formulados com uma mistura de diferentes notas para oferecer à indústria, fragrâncias ainda não encontradas.

Com odor de rosas e aspecto cítrico, e composto por substâncias naturais, o Nerol é um ingrediente fundamental em perfumarias para proporcionar aromas de rosas brancas, rosas selvagens, peônias, magnólias e gerânio. Também é indispensável para notas de flor de laranjeira, além das notas cítricas, como limão, toranja e bergamota


Leia: Desvendando a perfumaria básica


Nesta nova composição, a BASF conseguiu produzir uma fragrância inovadora para o mercado que une exatamente os dois conceitos do Nerol, resultando em uma fragrância floral com toque cítrico, levando à sensação de frescor.


“Essa nova proposta é ideal para proporcionar um aroma com toque delicado e, ao mesmo tempo, refrescante, seja em perfumes, cosméticos e até mesmo para toda a casa por meio dos produtos de limpeza”


comenta Yasmin Muniz, responsável pelo negócio de Aromas da BASF América do Sul.  

Já o Dihydrorosan é um ingrediente desenvolvido para fornecer o aroma suave e floral de rosas e que, ao mesmo tempo, tenha um aroma impactante quando aplicado na pele. Ele também é perfeito para a mistura de outras notas florais de qualquer tipo de formulação.

As duas novas fragrâncias já estão disponíveis para a aplicação em produtos pelas indústrias de personal care e home care.


Leia também: Como é a fabricação do óleo de rosas e seus extratos

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